O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se reuniu nesta quarta-feira (30) em Washington com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, para discutir as tarifas impostas a produtos brasileiros. O encontro, que ocorreu após a participação de Vieira em uma reunião da ONU sobre a situação na Palestina, teve como objetivo reafirmar a disposição do Brasil para negociar as tarifas comerciais.
Durante a reunião, Mauro Vieira enfatizou que o Brasil não está disposto a negociar questões relacionadas à política interna, destacando que isso comprometeria a soberania do país. A diplomacia brasileira busca um diálogo construtivo, especialmente em um momento em que o governo Trump tem utilizado argumentos políticos, como a situação jurídica do ex-presidente Jair Bolsonaro, para justificar as tarifas.
A GloboNews apurou que Vieira lamentou a politização do tema e reiterou a posição do governo brasileiro, que, desde o anúncio da tarifa de 50% por Trump, tem manifestado interesse em discutir questões comerciais de forma direta e objetiva. O presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin também têm se posicionado favoravelmente a negociações nesse sentido.