O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta segunda-feira, 28, a criação de uma comissão destinada a identificar e controlar as riquezas naturais do Brasil, incluindo minerais críticos. A declaração foi feita durante a inauguração de uma usina a gás natural em São João da Barra, no Rio de Janeiro. Lula enfatizou a importância de que o país mantenha o controle sobre esses recursos, especialmente em um momento em que há interesse internacional, como o dos Estados Unidos, nos minerais brasileiros.
"Estamos criando uma comissão para levantar todas as riquezas no nosso solo e subsolo", afirmou o presidente. Ele destacou que atualmente apenas 30% das riquezas minerais do Brasil são conhecidas, e que cerca de 70% ainda precisam ser pesquisadas. Lula ressaltou que as empresas que desejarem explorar esses recursos deverão obter autorização do governo, que terá controle sobre a venda e exploração das áreas.
O presidente também mencionou a relevância do Brasil na transição energética global, citando a abundância de recursos para energias renováveis, como etanol e hidrogênio verde. A iniciativa surge em um contexto em que o encarregado de negócios dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, expressou interesse na Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos em desenvolvimento pelo governo brasileiro, conforme informações do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).