O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta segunda-feira (21 de julho de 2025) que o Brasil está em busca de uma solução diplomática para as tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a partir de 1º de agosto. Costa fez a declaração durante uma coletiva de imprensa em Salvador, Bahia, ressaltando a necessidade de agir com serenidade diante das "demonstrações de agressão" do governo americano.
O ministro criticou a postura de Trump, que, segundo ele, "resolveu brigar com o mundo inteiro", e destacou a importância de o Brasil diversificar suas relações comerciais, buscando novos mercados além dos Estados Unidos. "Vamos continuar trabalhando para consolidar as relações multilaterais do Brasil, com altivez, mas de forma serena", afirmou Rui Costa.
Além disso, o ministro classificou como "inacreditável" a tarifa imposta por Trump e fez referência a documentos oficiais do governo dos EUA que mencionam a rua 25 de Março, em São Paulo, e o sistema de pagamentos PIX. Costa observou que o Brasil é um dos países mais citados em um relatório do Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR), que aponta tarifas médias de 11,2% cobradas pelo Brasil em 2023, com um impacto estimado de US$ 8 bilhões anuais contra os EUA devido a barreiras tarifárias.