Um comitê de trabalho interministerial, criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se reunirá com representantes da indústria e do agronegócio para discutir estratégias de negociação visando a reversão das tarifas de 50% impostas pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros. O encontro ocorrerá em Brasília, com as primeiras reuniões programadas para esta terça-feira, 15 de julho.
O comitê, que inclui membros do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), da Casa Civil, do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Fazenda, será coordenado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. A primeira reunião, marcada para as 10h, reunirá setores industriais com maior relação comercial com os EUA, como aviação, aço e autopeças, enquanto a segunda, às 14h, focará no agronegócio, incluindo exportadores de suco de laranja e carnes.
Alckmin destacou a importância da participação dos setores empresariais brasileiros para mobilizar empresas norte-americanas, enfatizando que o governo não solicitou redução das tarifas neste momento. O vice-presidente também mencionou que, antes do aumento das tarifas, o Brasil já havia enviado uma proposta de negociação às autoridades dos EUA, a qual ainda não foi respondida. A expectativa é que as discussões ajudem a reverter a situação, considerada inadequada pelo governo brasileiro.