O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou, nesta quinta-feira (10), que irá buscar novos mercados para as exportações brasileiras, em resposta à decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil. O ministro Carlos Fávaro destacou que o governo brasileiro está tomando medidas para minimizar os impactos dessa decisão, que entrará em vigor no dia 1º de agosto.
Fávaro afirmou que as ações se concentrarão em mercados promissores no Oriente Médio, Sul Asiático e Sul Global, que podem servir como alternativas para as exportações afetadas. Ele classificou a imposição das tarifas como "indecente" e ressaltou a importância de ações proativas para apoiar os setores mais impactados, como suco de laranja, carne bovina e café.
O ministro também mencionou que já se reuniu com entidades representativas dos setores afetados para discutir estratégias de mitigação. Especialistas alertam que a medida pode provocar uma queda nos preços das commodities agrícolas no mercado interno, uma vez que a exportação para os EUA se tornará inviável, especialmente para a carne, segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).