O Brasil teve um desempenho impressionante no primeiro dia do Campeonato das Américas de goalball, realizado nesta terça-feira, 29 de julho, no Centro de Treinamento Paralímpico (CTP), em São Paulo. As seleções masculina e feminina conquistaram duas vitórias cada, iniciando a fase de grupos com goleadas sobre o Peru, com o time masculino vencendo por 11 a 1 e o feminino por 7 a 0.
No período da tarde, as equipes brasileiras voltaram à quadra e continuaram sua trajetória vitoriosa. A seleção masculina derrotou a Argentina por 12 a 5, enquanto a equipe feminina superou os Estados Unidos com um placar de 8 a 2. Ambas as seleções demonstraram um forte desempenho, com destaque para o jogador Paulo Saturnino, que marcou seis gols na partida contra o Peru.
O Campeonato das Américas conta com a participação de 11 seleções femininas e 12 masculinas, e os campeões garantem vaga no Mundial de goalball de 2026, em Hangzhou, na China. A seleção masculina já possui uma vaga assegurada devido ao título conquistado na última edição do Mundial, em 2022, em Portugal. A próxima partida da seleção feminina será contra o Chile, na quinta-feira, 31 de julho, às 9h, enquanto a equipe masculina enfrentará o Panamá no mesmo dia, às 13h40, com transmissão ao vivo pelo canal da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes (CBDV).