Cinco pugilistas brasileiros garantiram suas vagas nas finais da etapa de Astana, no Cazaquistão, da Copa do Mundo de boxe, que ocorrerão neste domingo, 6 de outubro. Durante as semifinais realizadas neste sábado, 5, apenas Caroline Almeida foi derrotada, ficando com a medalha de bronze na categoria até 51 quilos ao ser superada pela cazaque Alua Balkibekova.
Entre os homens, Luiz Oliveira, conhecido como Bolinha, avançou à final da categoria até 60 kg após vencer o azerbaijano Mahammadali Gasimzada. Bolinha, neto do medalhista olímpico Servílio de Oliveira, disputará a medalha de ouro contra o mongol Lundaa Gantumur. Na categoria até 65 kg, Yuri Falcão também se destacou, derrotando o inglês Patris Mughalzai e enfrentará o indiano Abhinash Jamwal na final.
Kaian Reis, na categoria até 70 kg, venceu o mongol Byamba-Erdene Otgonbaatar e terá como adversário o indiano Hitesh Gulia. No feminino, Rebeca Santos superou a inglesa Lucy Kings-Wheatley e enfrentará a cazaque Viktoriya Grafeyeva na final da categoria até 60 kg. Jucielen Romeu, medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, também avançou, derrotando Wu Shih-Yi de Taipei e enfrentará a indiana Jaismine Lamboria na disputa pelo título até 57 kg.
A Copa do Mundo de boxe é organizada pela recém-criada World Boxing, após a desfiliação da Associação Internacional de Boxe (IBA) pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) devido a questões de corrupção. Esta etapa em Astana é a terceira do calendário de 2025, que teve eventos anteriores em Foz do Iguaçu e na República Tcheca, com a próxima etapa programada para Liverpool, na Inglaterra, em setembro.