O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (16) que, nos primeiros seis meses de 2024, quase 90 milhões de doses de vacinas foram administradas em crianças, representando um aumento de 65% em relação ao mesmo período do ano anterior. O governo destacou que, das 16 vacinas do calendário nacional, apenas a vacina contra a poliomielite apresentou queda na cobertura vacinal.
A informação surge em um contexto preocupante, já que, em 14 de julho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Unicef revelaram que o Brasil voltou a figurar entre os 20 países com o maior número de crianças não vacinadas. Essa situação levanta alarmes sobre a necessidade de intensificar as campanhas de imunização e garantir que todas as crianças tenham acesso às vacinas necessárias para prevenir doenças.
As autoridades de saúde enfatizam a importância da vacinação, não apenas para a proteção individual das crianças, mas também para a saúde pública em geral, prevenindo surtos de doenças que podem ser evitadas por meio da imunização.