O Bradesco anunciou nesta segunda-feira, 14 de outubro, o lançamento de uma nova funcionalidade que permite aos clientes realizar transferências via Pix por meio de comandos de voz ou mensagens de texto no WhatsApp. A inovação, que não requer a abertura do aplicativo do banco, utiliza a Inteligência Artificial Generativa (BIA) para facilitar as transações.
De acordo com o comunicado oficial, a tecnologia é capaz de interpretar a linguagem natural dos usuários, permitindo que as transferências sejam feitas mesmo sem a menção explícita da palavra 'Pix'. O sistema identifica o contato desejado, confirma a transação e envia um comprovante ao cliente, tudo dentro do aplicativo de mensagens.
O novo serviço tem um limite de R$ 300 por transação e, inicialmente, está disponível para um grupo seleto de 1 mil clientes. O Bradesco planeja expandir a funcionalidade para toda a sua base de clientes até o final do ano. Essa iniciativa faz parte de uma estratégia mais ampla do banco para integrar a Inteligência Artificial em seus canais de atendimento.
Lançada em 2017, a BIA já é responsável por mais de 90% das resoluções de demandas nos canais digitais do Bradesco, atendendo mais de 20 milhões de clientes que utilizam o aplicativo do banco.