O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) protocolou uma representação na Procuradoria Geral da República (PGR) contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), na sexta-feira, 11 de julho de 2025. A ação solicita a investigação sobre uma suposta tentativa do governador de facilitar a saída do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) do Brasil ao solicitar a liberação de seu passaporte a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Boulos fundamenta seu pedido no crime de favorecimento pessoal, caracterizado pela tentativa de auxiliar alguém a escapar da Justiça. A representação foi motivada por reportagens que indicam que Tarcísio teria contatado integrantes do STF para pedir a devolução do passaporte de Bolsonaro, que está apreendido desde fevereiro de 2024, em decorrência de uma operação da Polícia Federal.
O governador paulista teria sugerido que Bolsonaro viajasse aos Estados Unidos para negociar diretamente com o ex-presidente Donald Trump sobre tarifas impostas a produtos brasileiros, que entrarão em vigor em 1º de agosto. Em resposta, Tarcísio negou que tenha feito qualquer solicitação ao STF, afirmando: "Não houve isso". A assessoria de Boulos e os órgãos envolvidos foram contatados para comentar a ação, mas não houve resposta até o fechamento desta matéria.