O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi alvo de uma operação da Polícia Federal na manhã desta sexta-feira, 18 de outubro de 2023. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em sua residência, localizada no Condomínio Solar de Brasília, no Jardim Botânico, uma área nobre da capital federal. No momento da ação, Bolsonaro estava em casa, conforme informações da PF.
A residência, alugada pelo ex-mandatário, é conhecida por abrigar imóveis de alto padrão, com aluguéis que podem chegar a R$ 90 mil, segundo levantamento realizado pelo g1. O condomínio está situado a aproximadamente 20 minutos do Congresso Nacional, no centro de Brasília.
Desde que deixou a presidência, Bolsonaro reside no Jardim Botânico com sua esposa, Michelle Bolsonaro, e a filha, Laura. Após um período nos Estados Unidos, o ex-presidente retornou ao Brasil e se mudou para o local no primeiro semestre de 2023. Em novembro do mesmo ano, ele trocou de residência dentro do condomínio, buscando mais privacidade devido à curiosidade dos vizinhos. A operação da PF segue determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) e inclui medidas que restringem a comunicação e a movimentação de Bolsonaro.