O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou suas redes sociais nesta quarta-feira, 9, para criticar o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após o anúncio de uma tarifa extra de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos, a partir de 1º de agosto. Em sua publicação, Bolsonaro citou um versículo bíblico: "Quando os justos governam, o povo se alegra. Mas quando os perversos estão no poder, o povo geme – Provérbios 29:2".
A decisão foi comunicada pelo ex-presidente americano Donald Trump em uma carta publicada em sua plataforma Truth Social, onde também menciona a situação judicial de Bolsonaro, classificando-a como uma perseguição. Trump criticou ainda o Supremo Tribunal Federal (STF), acusando-o de censurar ilegalmente plataformas americanas que operam no Brasil.
Em resposta, o presidente Lula afirmou que o Brasil reagirá à medida por meio da Lei de Reciprocidade Econômica, aprovada recentemente pelo Congresso. "Qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica", declarou Lula, enfatizando a intenção do governo de proteger os interesses nacionais.