O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou uma nota nesta quinta-feira (10.jul.2025) em resposta ao aumento de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, imposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump. Bolsonaro não solicitou a revogação da medida, mas expressou compreensão sobre a decisão e pediu aos Poderes uma ação imediata para restaurar a normalidade institucional no Brasil.
Em sua declaração, Bolsonaro afirmou que a tarifa é um reflexo do afastamento do Brasil de seus compromissos históricos com a liberdade e o Estado de Direito, valores que fundamentam as relações do país com o mundo livre. Ele destacou que a situação atual é resultado de uma "caça às bruxas" e enfatizou que não há mais espaço para omissões.
O ex-presidente também mencionou que a carta de Trump foi recebida com "senso de responsabilidade" e que as tarifas representam uma defesa não apenas pessoal, mas um apoio aos brasileiros que lutam por liberdade. Segundo Bolsonaro, a liberdade de expressão, de imprensa, de consciência e de participação política está em risco no Brasil atualmente.