O ex-presidente Jair Bolsonaro se manifestou neste domingo, 13, sobre a carta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que impôs uma tarifa de 50% ao Brasil. Em sua declaração, Bolsonaro enfatizou que a medida está mais relacionada a valores e liberdade do que a questões econômicas. Ele expressou preocupação com o impacto das sanções sobre os produtores brasileiros e a população em geral, afirmando que não se alegra com a situação.
Bolsonaro destacou que a solução para a crise gerada pela sanção deve ser buscada pelas autoridades brasileiras, ressaltando a urgência da situação, uma vez que as sanções entrarão em vigor no dia 1º de agosto. "Em havendo harmonia e independência entre os Poderes, nasce o perdão entre irmãos e, com a anistia, também a paz para a economia", afirmou o ex-presidente.
Além disso, Bolsonaro mencionou a postura do governo americano nas negociações internacionais, citando declarações recentes do vice-presidente dos EUA sobre a falta de apoio financeiro a países que não compartilham valores comuns. A declaração de Bolsonaro ocorre em um momento de tensão nas relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos.