As bolsas europeias registram alta na manhã desta quarta-feira, 9 de julho de 2025, impulsionadas principalmente por ações dos setores de defesa e bancário. Por volta das 6h35 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 apresentava um avanço de 0,74%, alcançando 549,77 pontos. O subíndice de aeroespacial e defesa subiu 0,90%, enquanto o setor bancário teve um ganho de 1,5%.
A expectativa dos investidores está centrada nas negociações tarifárias com os Estados Unidos, após declarações do presidente Donald Trump. Ele afirmou que a União Europeia deve conhecer as tarifas "recíprocas" que enfrentará ainda esta semana. O secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, revelou que a UE fez "ofertas reais" que estão sendo avaliadas pela Casa Branca.
No setor de defesa, a fabricante alemã Renk teve uma alta de 5,2% em Frankfurt, impulsionada por rumores de que está considerando expandir suas operações para o setor civil. A Airbus também viu suas ações subirem 1,8%, em meio a discussões sobre isenções para aeronaves comerciais nas negociações com os EUA. Em Paris, a EssilorLuxottica destacou-se com uma alta de 5,8%, após a Meta Platforms adquirir uma participação de quase 3% na empresa.
Às 6h52 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,25%, enquanto Paris avançava 1,35% e Frankfurt ganhava 1,10%. As bolsas de Milão, Madri e Lisboa também apresentaram altas, de 1,43%, 1,14% e 0,26%, respectivamente.