As bolsas da Europa encerraram a sessão em alta nesta terça-feira, 29 de agosto, impulsionadas pela temporada de balanços e pela expectativa em torno de um acordo comercial entre Estados Unidos e União Europeia. O índice pan-europeu Stoxx 600 registrou um aumento de 0,33%, atingindo 550,58 pontos, enquanto o setor bancário alcançou seu maior nível desde 2008, conforme dados da Reuters.
Dentre os destaques do dia, o Barclays, em Londres, teve um crescimento de 3,07% após reportar um lucro 28% superior ao do mesmo período do ano anterior. Na Espanha, o Unicaja disparou 8,03%, liderando as altas do índice Ibex35, que subiu 0,90%. Em Amsterdã, a Philips viu suas ações aumentarem em 9,28% após revisar para baixo o impacto das tarifas dos EUA em seus resultados.
Entretanto, a farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk enfrentou uma queda de 23,11% em Copenhague, após alertar sobre desafios que podem afetar suas vendas de medicamentos populares. No cenário macroeconômico, o PIB da Espanha cresceu 0,7% no segundo trimestre, superando as expectativas, enquanto as previsões de inflação na zona do euro diminuíram, segundo relatório do Banco Central Europeu.
Os investidores aguardam a decisão de política monetária do Federal Reserve, que será divulgada na quarta-feira, 30, o que pode impactar as movimentações do mercado financeiro europeu.