As bolsas europeias apresentaram um desempenho misto na manhã desta quarta-feira, 30 de julho de 2025, enquanto investidores analisam os resultados financeiros de grandes instituições, como Santander, HSBC e UBS, além do Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro, que registrou uma inesperada expansão de 0,1% no segundo trimestre. O crescimento ocorreu em meio a preocupações sobre o impacto das tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos.
Por volta das 6h45 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 subia 0,11%, alcançando 550,95 pontos. As ações do Santander e do HSBC enfrentavam quedas superiores a 2%, enquanto os papéis do UBS apresentavam uma alta de 1,6%. A Adidas, no entanto, destacou-se negativamente, com uma queda de 7,3% após alertar que as tarifas do governo Trump poderão aumentar seus custos em até 200 milhões de euros no segundo semestre.
Recentemente, os EUA firmaram um acordo comercial com a União Europeia que estabelece tarifas recíprocas de 15% sobre as exportações do bloco, reduzindo a anterior taxa de 30%. Apesar das tensões comerciais, o PIB da zona do euro mostrou resiliência, com o PIB francês crescendo 0,3%, enquanto Alemanha e Itália apresentaram retrações, contrariando expectativas de crescimento.
Os investidores também aguardam a decisão do Federal Reserve sobre a política monetária, que deve manter as taxas de juros inalteradas na tarde de hoje, em meio às incertezas sobre os efeitos das tarifas americanas na economia global. Às 6h58 (de Brasília), a Bolsa de Londres registrava queda de 0,20%, enquanto Paris e Frankfurt apresentavam altas de 0,74% e 0,24%, respectivamente.