As bolsas europeias registraram queda na manhã desta sexta-feira, 11 de julho de 2025, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, intensificar a pressão comercial sobre a União Europeia (UE). O índice pan-europeu Stoxx 600 operava em baixa de 0,88%, cotado a 548,07 pontos, por volta das 6h30 (horário de Brasília).
Trump anunciou que a UE poderá receber uma carta especificando novas tarifas até o final do dia, o que gerou incertezas sobre o andamento das negociações comerciais entre Washington e o bloco europeu. Além disso, o presidente americano ameaçou impor tarifas de 35% sobre importações do Canadá a partir de 1º de agosto, caso não haja um acordo comercial, e mencionou a possibilidade de uma tarifa geral de 15% a 20% sobre outros países.
No cenário econômico, a indústria britânica apresentou um desempenho abaixo do esperado, com uma queda de 0,9% na produção em maio, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido contraiu 0,1% no mesmo mês, contrariando as previsões de crescimento de 0,1%. Às 6h45 (horário de Brasília), a Bolsa de Londres caiu 0,48%, Paris recuou 0,88% e Frankfurt apresentou uma baixa de 0,99%. As bolsas de Milão, Madri e Lisboa também registraram perdas significativas.