O mercado de criptomoedas registrou alta nesta terça-feira, 8, com o Bitcoin alcançando US$ 109.134,63 e o Ethereum subindo para US$ 2.623,28, segundo dados da Binance. O movimento positivo ocorreu após a extensão do prazo para isenção de tarifas anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que trouxe novas perspectivas de acordos comerciais. O Bitcoin subiu 1,08% e o Ethereum avançou 3,52% até as 16h00 (horário de Brasília).
A MicroStrategy, maior detentora corporativa de Bitcoin, não realizou compras na semana encerrada em 6 de julho, o que pode ter impactado negativamente o sentimento do mercado. Esta foi a primeira semana sem aquisições desde abril, quando Trump impôs tarifas a parceiros comerciais dos EUA. Além disso, a Trump Media e Technology Group protocolou um pedido na Securities and Exchange Commission (SEC) para o registro do Truth Social Crypto Blue Chip ETF.
A consultoria Capital Economics destacou que, apesar do crescente interesse por stablecoins, é improvável que esses ativos substituam as moedas fiduciárias em países com sistemas financeiros estáveis. Embora as stablecoins sejam vistas como mais seguras, sua promessa de conversibilidade nominal nem sempre é cumprida. A consultoria sugere que, embora possam ser utilizadas como meio de pagamento, as stablecoins não devem substituir contas de depósito como forma de armazenar dinheiro, especialmente por não oferecerem juros.