A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou, nesta quarta-feira (9), a ampliação dos pontos de vacinação contra a dengue, que agora contará com seis locais em cada regional da capital, em vez de apenas dois. A medida visa aumentar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, que atualmente é de 48,7% para a primeira dose e 20,5% para a segunda, enquanto a meta do Ministério da Saúde é de pelo menos 90%.
Para receber a vacina, é obrigatória a presença de pais ou responsáveis legais, que devem apresentar documentos como identificação com foto, certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina. Os endereços e horários dos postos de saúde podem ser consultados no portal da PBH.
O esquema vacinal da vacina Qdenga consiste em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. A prefeitura orienta que quem teve diagnóstico recente de dengue deve aguardar seis meses após o início dos sintomas para iniciar a vacinação. Além disso, aqueles que contraíram dengue após a primeira dose não precisam alterar o intervalo entre as aplicações, desde que a segunda dose não seja administrada em um período inferior a 30 dias do início da doença.