Na próxima terça-feira, 5 de dezembro, Belém receberá oficinas dedicadas à candidatura do Theatro da Paz, localizado no Pará, e do Teatro Amazonas, no Amazonas, ao título de Patrimônio Mundial da Unesco. As atividades ocorrerão no Centro Universitário do Pará (Cesupa), na avenida Alcindo Cacela, nº 1416, com entrada gratuita para a população.
As oficinas, que têm como objetivo mobilizar a sociedade em torno da valorização desses patrimônios culturais, serão divididas em dois turnos. No período da manhã, das 8h30 às 12h, serão abordados temas como formação e educação patrimonial, turismo, economia criativa, percepção, apropriação cultural e espetáculo. À tarde, das 14h30 às 17h30, os participantes poderão se inscrever em oficinas sobre conservação, arquivo, educação e história, além de cidade, paisagem e complexo de praças do entorno.
As atividades são coordenadas pelas superintendências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nos estados do Pará e Amazonas, em colaboração com as secretarias de Cultura estaduais e municipais. O dossiê técnico que formaliza a candidatura dos Teatros da Amazônia foi submetido à Unesco em janeiro de 2025 e está em fase de avaliação, aguardando a visita técnica do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), órgão consultivo da Unesco, que realizará vistorias nos dois teatros indicados.