Belém se prepara para receber o evento "Bioeconomias da Amazônia: escalando uma transição sustentável" na próxima quarta-feira, 16 de outubro, das 8h30 às 17h, no Espaço São José Liberto, localizado na Praça Amazonas. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), visa discutir estratégias para a transição energética na região amazônica e é parte da "Semana do Clima da Amazônia".
O encontro reunirá representantes governamentais, instituições de pesquisa, setor produtivo, sociedade civil e startups, incluindo o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e o World Resources Institute (WRI). A programação contará com cinco painéis temáticos que abordarão inovação, dados, políticas públicas, sociobioeconomia e industrialização sustentável, além de exposições sobre o Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia.
Um dos destaques do evento será o lançamento do "Selo Planbio", uma certificação do Governo do Pará que visa reconhecer ações alinhadas ao Plano de Bioeconomia do Estado. Além disso, um marketplace permitirá que empreendedores locais exponham e comercializem bioprodutos da floresta, fortalecendo as cadeias produtivas regionais.
Camille Bemerguy, secretária de Bioeconomia da Semas, destacou a importância do evento para a consolidação da bioeconomia como um modelo de desenvolvimento sustentável. O encontro busca apresentar como o Pará está se tornando um centro de referência em bioeconomia, promovendo políticas públicas que favoreçam uma transição justa e inclusiva na Amazônia.