Neste sábado (26), pescadores, marisqueiras, jovens e apoiadores se reuniram na Escadinha do Cais do Porto, em Belém, para celebrar o Dia Mundial de Proteção dos Manguezais. A 2ª Marcha dos Manguezais Amazônicos trouxe rodas de conversa e intervenções culturais, destacando a importância da preservação desses ecossistemas. O lema deste ano, 'Nosso Mangue Tem Valor com Gente!', enfatiza a conexão entre a conservação dos manguezais e a justiça social.
Os manguezais da costa amazônica representam cerca de 70% do total no Brasil e desempenham um papel crucial no combate às mudanças climáticas, com a capacidade de estocar até 20 vezes mais carbono por hectare do que florestas tropicais maduras. Renilde Piedade, representante da Reserva Extrativista Marinha de Mocapajuba, ressaltou a necessidade de valorização e conservação desses ambientes, além de melhores condições de vida para os extrativistas e pescadores.
A marcha faz parte da campanha Julho Verde 2025, que mobiliza ações em mais de 30 comunidades nos estados do Pará, Maranhão e Amapá. A iniciativa é apoiada por associações locais, Rare Brasil e o Programa Petrobras Socioambiental, através do projeto Pesca para Sempre. A campanha também integra o Programa Nacional de Conservação e Uso Sustentável dos Manguezais (ProManguezal), que valoriza o conhecimento tradicional na luta pela preservação desses ecossistemas.