Aurora Maria Oliveira Mesquita, uma recém-nascida que sofreu queimaduras de 2º e 3º graus durante um banho na maternidade de Cruzeiro do Sul, Acre, está internada no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, Minas Gerais, desde 25 de junho. A bebê passou por uma cirurgia para enxerto nos pés no dia 9 de julho e, nos próximos dias, a equipe médica avaliará a eficácia do procedimento.
O pai de Aurora, Marcos Oliveira, informou que os médicos estão monitorando a aceitação do enxerto a cada troca de curativo. Ele destacou que, caso o procedimento não tenha sido bem-sucedido, a criança poderá passar por uma nova cirurgia ou até mesmo enfrentar a amputação de alguns dedos. "O médico falou que vai amputar só em último caso", afirmou Oliveira.
Apesar de ter deixado a UTI e não estar mais sedada, Aurora apresenta desconforto, especialmente nas pernas, onde parte da pele foi removida. Ela também está sob cuidados para evitar sequelas neurológicas, após ter sofrido uma parada cardíaca no início do tratamento. O resultado sobre a aceitação do enxerto deve ser divulgado nesta quinta-feira, 17 de agosto, e a família permanece em estado emocional delicado diante da situação.