O Brasil encerrou a sexta-feira (25) com mais uma medalha de prata nos Jogos Mundiais Universitários (JMU), realizados na Alemanha. A judoca paulista Beatriz Freitas destacou-se na categoria até 78 kg, enfrentando na final a alemã Anna Monta Olek, atual vice-campeã mundial. Apesar de um combate acirrado, Beatriz foi superada pela adversária, que conseguiu um waza-ari seguido de imobilização.
Após a cerimônia de premiação, Beatriz expressou sua satisfação pela conquista, mas também sua ambição por um desempenho ainda melhor. "É claro que eu estou feliz, ganhar uma medalha de prata em Jogos Mundiais. Mas eu senti que eu poderia mais. Amanhã teremos a disputa por equipes e nós vamos com tudo", afirmou a atleta, ressaltando a possibilidade de conciliar estudos e esportes de alto rendimento.
Com essa medalha, o Brasil avançou da 20ª para a 19ª posição no quadro de medalhas, acumulando uma de ouro, três de prata e cinco de bronze. Além de Beatriz, o ginasta Diogo Soares também representou o país, terminando em quinto lugar na competição individual geral.
Neste sábado (26), o Brasil terá novas oportunidades de medalhas, com a final do basquete masculino contra os Estados Unidos e a participação de João Pedro Silva de Azevedo no salto triplo, após se classificar com a segunda melhor marca do dia anterior.