A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, anunciou nesta quinta-feira, 24, que a decisão de manter as taxas de juros foi unânime entre os membros do Conselho. Durante coletiva de imprensa, Lagarde enfatizou a necessidade de cautela, afirmando que a instituição está em um momento de 'esperar e ver' e que, por ora, 'podemos dizer que estamos em pausa'.
Lagarde ressaltou que o BCE não pode antecipar a trajetória futura da política monetária, afirmando que 'os mercados gostariam de antecipação dos próximos passos, mas isso não é possível'. Ela também destacou que 'não vou excluir nenhuma opção', indicando que as decisões futuras dependerão dos dados que forem surgindo.
A presidente do BCE observou que, apesar do aperto monetário já implementado, ainda há uma quantidade significativa de liquidez na zona do euro. Ela afirmou que a política monetária está bem posicionada para manter os juros e avaliar os riscos. Além disso, Lagarde defendeu a implementação do euro digital, rebatendo críticas que o caracterizam de forma exagerada, e enfatizando a importância de garantir a proteção da moeda.
Por fim, Lagarde comentou sobre o cenário externo, sugerindo que a rápida resolução das tensões comerciais poderia ajudar a reduzir incertezas econômicas. 'Se as tensões comerciais forem resolvidas em curto prazo, isso eliminaria algumas incertezas', concluiu.