O Bayern de Munique anunciou nesta quarta-feira (30) a contratação do atacante colombiano Luis Díaz, que deixa o Liverpool após três temporadas. O jogador, de 28 anos, assinou um contrato de quatro anos com o clube alemão, válido até o meio de 2029. A transferência, avaliada em 75 milhões de euros (aproximadamente R$ 484 milhões), representa a maior negociação do Bayern nesta janela de transferências.
A negociação entre Bayern e Liverpool começou antes do Mundial de Clubes, mas ganhou força após o clube inglês excluir Díaz de um amistoso contra o Milan no último sábado. A venda se encaixa nas necessidades financeiras do Liverpool, que já investiu cerca de US$ 342 milhões em contratações nesta janela, e pode facilitar a chegada de novos jogadores, como o atacante Alexandar Isak, do Newcastle.
Luis Díaz, que foi alvo de críticas por sua conduta após a morte do ex-companheiro Diogo Jota, se destacou no Liverpool ao marcar 17 gols em 50 jogos na última temporada, contribuindo para a conquista do Campeonato Inglês. O Bayern, além de Díaz, também busca reforços defensivos e já está em negociações por Jonathan Tah e Tom Bischof, enquanto se despede de jogadores como Mathys Tel, Thomas Müller e Leroy Sané para equilibrar sua folha salarial.