A 36ª edição da Bauernfest, a Festa do Colono Alemão, chega ao fim neste domingo (13) em Petrópolis, com destaque para o desfile folclórico que percorrerá as principais ruas do Centro Histórico. A concentração do evento está marcada para às 10h30, em frente ao Museu Imperial, de onde o cortejo seguirá pela Rua da Imperatriz, Avenida Tiradentes, Avenida Koeler, Praça da Liberdade, Avenida Roberto Silveira e Rua Alfredo Pachá, finalizando no Palácio de Cristal.
Durante o desfile, bandas e carros alegóricos exibirão elementos da cultura germânica, enquanto agentes da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) estarão presentes para orientar motoristas e pedestres sobre as interdições temporárias nas vias. A Rua Padre Siqueira terá mão de direção invertida até a liberação da Rua Alfredo Pachá, que permanecerá interditada até a desmontagem da estrutura da festa.
Além disso, a Avenida Tiradentes terá estacionamento restrito para embarque e desembarque de ônibus de turismo, enquanto o entorno da Praça Visconde de Mauá, que abriga o Biergarten, também estará interditado. A Bauernfest é promovida pela Prefeitura de Petrópolis e pelo Clube 29 de Junho, com patrocínio de diversas entidades, incluindo a Águas do Imperador e o Ministério da Cultura.
Outras interdições no trânsito incluem a Praça Pasteur, na Castelânea, devido à festa julina da Escola Municipal São Cristóvão, e o acesso à Rua Primeiro de Maio, por conta de obras de macrodrenagem. O Festival de Inverno do Sesc, que ocorre no Quitandinha, poderá impactar o trânsito na Rua Getúlio Vargas, que poderá operar em mão única para facilitar a fluidez na região.