O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Roberto Barroso, afirmou nesta terça-feira (29 de julho de 2025) que o bloqueio de três perfis nas redes sociais de indivíduos residentes no exterior é um "preço baixo" a ser pago para a preservação da democracia. Durante uma palestra na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), Barroso destacou a recente onda de ataques às instituições e ao sistema eleitoral brasileiro, enfatizando a importância de ações firmes contra a desinformação.
Barroso explicou que a decisão de banir os perfis foi tomada em resposta a postagens que apoiavam ações golpistas e que, embora tenham sido removidas, ainda há pessoas fora do país que continuam a disseminar esse tipo de conteúdo. "Neste momento, há três perfis que foram banidos por decisão da Corte. São três pessoas que moram fora e que continuam postando porque não temos jurisdição extraterritorial", afirmou o ministro.
A palestra, parte da 11ª edição da conferência anual da International Society of Public Law (ICON-S), abordou o tema "Ideias da História Constitucional Brasileira e seus Encruzilhamentos 2: 200 Anos de Constitucionalismo no Brasil e os Desafios Contemporâneos da Democracia e Mudanças Climáticas". Além de Barroso, participaram do evento professores de diversas instituições, incluindo a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).