A Autoridade de Conduta Financeira (FCA) do Reino Unido impôs uma multa de 42 milhões de libras ao Barclays por não gerenciar adequadamente os riscos de crimes financeiros em dois incidentes distintos. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 16 de outubro.
No primeiro caso, o Barclays não realizou a devida diligência ao abrir uma conta para a WealthTek, uma empresa sem autorização da FCA para operar com clientes. A falha na verificação de informações permitiu que a instituição não identificasse riscos significativos de lavagem de dinheiro.
O segundo incidente envolveu a prestação de serviços bancários à Stunt & Co., onde o Barclays também não tinha informações suficientes para monitorar adequadamente as operações da empresa. A FCA destacou que o banco foi alertado sobre suspeitas de lavagem de dinheiro relacionadas à Stunt & Co. e à Fowler Oldfield, mas não tomou as medidas necessárias. O Barclays concordou em compensar voluntariamente 6,3 milhões de libras a clientes da WealthTek, resultando em uma redução da multa para 3,09 milhões de libras no primeiro caso, enquanto a penalidade total pelo segundo caso foi fixada em 39,3 milhões de libras.