O FC Barcelona anunciou um acordo de patrocínio com a República Democrática do Congo, que garantirá ao clube catalão um aporte financeiro de aproximadamente 40 milhões de euros (cerca de R$ 258 milhões). O contrato, firmado em 29 de junho, prevê a inclusão de um logotipo promovendo o turismo congolês nas costas dos uniformes de treino e aquecimento das equipes masculina e feminina.
Além do Barcelona, outras duas equipes europeias, o Monaco e o Milan, também estabeleceram parcerias com o país africano. O ministro congolês do Esporte, Didier Budimbu, revelou que o contrato com o Monaco é avaliado em 1,6 milhão de euros (R$ 10,3 milhões) por temporada, mas não forneceu detalhes sobre os valores dos acordos com o Milan e o Barcelona.
O patrocínio terá duração de quatro temporadas, com a República Democrática do Congo comprometendo-se a desembolsar entre 10 milhões e 11,5 milhões de euros anualmente. A marca congolense também será destacada na publicidade e na revista do Barcelona, além de constar no relatório anual do clube.
Atualmente, a República Democrática do Congo enfrenta uma grave crise humanitária e conflitos armados, especialmente na região leste, onde o grupo rebelde M23 intensifica os combates com o exército local. A relação com Ruanda é marcada por tensões, com frequentes acusações de apoio a grupos rebeldes, o que mantém a região em constante estado de alerta.