O FC Barcelona anunciou um acordo de patrocínio com a República Democrática do Congo (RDC) que garantirá ao clube catalão um aporte financeiro de aproximadamente 40 milhões de euros, cerca de R$ 258 milhões. O contrato, firmado em 29 de junho, permitirá que o logotipo da RDC, promovendo o turismo do país, seja estampado nas costas dos uniformes de treino e aquecimento das equipes masculina e feminina do clube.
Além do Barcelona, outras duas equipes europeias, o AS Monaco e o AC Milan, também firmaram acordos com a RDC, que atravessa um período de conflitos internos. O ministro congolês do Esporte, Didier Budimbu, informou que o contrato com o Monaco é de 1,6 milhão de euros por temporada, mas não revelou os valores dos acordos com o Milan e o Barcelona.
O patrocínio terá duração de quatro anos, com a República Democrática do Congo comprometendo-se a desembolsar entre 10 milhões e 11,5 milhões de euros anualmente. A marca do país também será destacada na publicidade e na revista oficial do Barcelona, além de constar no relatório anual do clube.
A RDC enfrenta uma grave crise humanitária e uma onda de violência, especialmente na região leste, onde o grupo rebelde M23 intensifica os combates com o exército local. A relação com Ruanda, vizinha da RDC, é marcada por tensões e acusações mútuas de apoio a grupos rebeldes, o que agrava a instabilidade na região.