O FC Barcelona anunciou nesta quarta-feira, 25 de outubro de 2023, um acordo de patrocínio com o governo da República Democrática do Congo, que terá validade até 2029. O contrato garantirá ao clube catalão um faturamento anual de 10 milhões de euros, equivalente a R$ 64,1 milhões.
A partir da temporada 2025/2026, o slogan 'RD Congo – Coeur de Afrique' será exibido nas costas das camisas das equipes profissionais do Barcelona. Além do valor financeiro, o acordo inclui a contribuição do clube para a formação de jovens atletas congoleses, conforme detalhado em comunicado oficial.
"Este acordo representa um compromisso compartilhado para fomentar o desenvolvimento multiesportivo na República Democrática do Congo", afirma o comunicado, que também destaca a criação de programas esportivos nas áreas de futebol, basquete, handebol, futsal e hóquei sobre patins, através das 'Academias Barça'.
Além do Barcelona, outras duas equipes europeias, o Monaco e o Milan, também firmaram acordos de patrocínio com a República Democrática do Congo, embora os valores desses contratos ainda não tenham sido divulgados.