O FC Barcelona anunciou nesta sexta-feira (18) o adiamento do retorno ao Camp Nou, anteriormente agendado para o dia 10 de agosto, quando ocorreria o tradicional Troféu Joan Gamper. O clube justificou a decisão afirmando que a magnitude das obras em andamento impossibilitou o cumprimento dos requisitos necessários para a obtenção da licença de funcionamento. O novo retorno ao estádio está previsto para a primeira rodada da LaLiga, quando o Barcelona enfrentará o Valencia nos dias 13 ou 14 de setembro.
O clube informou que está colaborando com a Prefeitura de Barcelona e outras organizações para atender aos requisitos exigidos e se comprometeu a manter os sócios informados sobre qualquer atualização relacionada ao retorno. Apesar do adiamento, o Barcelona assegurou que o cronograma de pagamento para a quitação de dívidas não será afetado.
O Troféu Joan Gamper, que será disputado contra o Como, de Cesc Fàbregas, ocorrerá no Estádio Johan Cruyff, em Sant Joan Despí. O Camp Nou, que teve sua capacidade reduzida, deverá comportar cerca de 60.000 torcedores até a conclusão das obras, prevista para meados do próximo ano, quando a capacidade total será ampliada para 105.000 lugares. O investimento total no projeto de expansão do estádio é estimado em € 1,5 bilhão (aproximadamente R$ 9,7 bilhões).