Uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 67% das instituições financeiras entrevistadas esperam uma desaceleração contida da expansão do crédito em 2025. O levantamento, que ouviu 21 bancos entre 25 e 30 de junho, aponta que a moderação no crédito livre será parcialmente compensada pela resiliência do crédito direcionado e pela manutenção de um mercado de trabalho aquecido.
Embora a maioria dos bancos acredite em uma desaceleração moderada, um deles prevê que essa moderação afetará tanto o crédito livre quanto o direcionado. Outros participantes da pesquisa alertam para uma desaceleração mais acentuada nas operações livres, influenciada pela política monetária restritiva, pela diminuição do apetite por risco das instituições e pela redução na demanda por crédito.
As projeções para a expansão da carteira total de crédito em 2025 foram revisadas para cima, passando de 8,5% para 8,7%. Para 2026, a expectativa de crescimento também aumentou, de 7,6% para 7,9%. As previsões para as carteiras de recursos livres e direcionados também apresentaram incrementos, refletindo um cenário de crescimento moderado, mas otimista, para o setor financeiro nos próximos anos.