O Banco Inter foi apontado como a instituição financeira com o maior índice de reclamações procedentes no segundo trimestre de 2025, conforme dados divulgados pelo Banco Central (BC) nesta quinta-feira, 24 de julho. O banco registrou um índice de 84,87 reclamações a cada milhão de clientes, totalizando 3,2 mil queixas para uma base de 38,1 milhões de clientes.
Apesar de ter um número absoluto de reclamações inferior ao do Bradesco, que contabilizou 6,7 mil queixas, o índice proporcional do Inter é significativamente maior. O Bradesco ocupa a segunda posição no ranking, com um índice de 60,58, atendendo cerca de 110,1 milhões de clientes. O Mercado Pago completa o pódio, com 3,4 mil reclamações e 62,8 milhões de clientes.
Entre as 15 principais instituições financeiras, as digitais se destacam com as maiores taxas proporcionais de reclamações. O Banco Inter, por ser um banco digital, não possui agências físicas, assim como outras instituições que também apresentam altos índices, como C6, PagSeguro e Nubank. Em contrapartida, bancos tradicionais como Caixa e Banco do Brasil aparecem em posições inferiores no ranking, apesar de suas extensas bases de clientes.
As principais queixas dos clientes incluem problemas com cartões de crédito, atendimento insatisfatório e dificuldades em operações de crédito. O Bradesco e o Banco Inter se manifestaram sobre os dados, afirmando que buscam constantemente melhorias no atendimento ao cliente. O Mercado Pago não respondeu ao pedido de comentário até o fechamento desta reportagem.