O Banco Central do Brasil anunciou na noite de sexta-feira (11) a realização de um leilão de linha, que envolve a venda de dólares com compromisso de recompra, no valor de US$1 bilhão. A operação ocorrerá na próxima terça-feira, dia 15 de julho, das 10h30 às 10h35, com o objetivo de rolar o vencimento programado para 4 de agosto.
Segundo o comunicado do BC, a taxa de câmbio utilizada para a venda dos dólares será a do boletim da Ptax, referente às 10 horas do dia do leilão. As operações de venda serão liquidadas em 4 de agosto, enquanto a recompra está agendada para 4 de novembro deste ano.
Nos últimos meses, o Banco Central tem promovido leilões semelhantes para a rolagem de vencimentos, como o realizado em 16 de junho, que também envolveu a venda de US$1 bilhão. No entanto, o leilão desta terça-feira é especialmente relevante, pois ocorre um dia após a implementação de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros pelos Estados Unidos, o que tem gerado volatilidade no mercado de câmbio. Na última sexta-feira, o dólar à vista fechou com alta acumulada de 2,28% na semana em relação ao real.