Abel Menezes, um baiano de 34 anos, conseguiu se divorciar da cunhada, Fábia Almeida, nesta quinta-feira (17), após quatro anos de tentativas. A confusão teve início em 2021, quando Abel descobriu que estava registrado como casado com Fábia em um cartório, devido à semelhança entre os nomes de Abel e seu irmão Acel. O erro foi identificado quando Abel solicitou a segunda via de sua certidão de nascimento e encontrou a informação sobre o 'casamento' no sistema do cartório.
O caso remonta a novembro de 2012, quando Acel se casou com Fábia em uma cerimônia em Biritinga, Bahia. Apesar de todos os dados estarem corretos no documento original, um erro de transcrição no registro civil levou à confusão. A defensora pública Júlia Lordelo acredita que a similaridade dos nomes foi a causa do equívoco. O advogado da família, João Francisco Andrade Almeida, também confirmou que o erro ocorreu no sistema do cartório.
Após um pedido judicial para corrigir a situação, a nova certidão de nascimento de Abel foi emitida sem a menção ao casamento com Fábia. A família agora planeja entrar com uma ação de reparação por danos morais contra o cartório, já que Abel perdeu uma oportunidade de promoção no trabalho devido à confusão. Acel e Fábia, que residem em Camaçari, também enfrentaram desafios durante esses anos, incluindo viagens constantes a Serrinha para resolver a situação, além de lidar com piadas de amigos e vizinhos sobre o inusitado 'casamento'.