A B3 (B3SA3) realizará o rebalanceamento do Ibovespa, seu principal índice, a partir de 1º de setembro. A primeira prévia da nova carteira será divulgada em 1º de agosto, com atualizações programadas para os dias 18 e 29 do mesmo mês. As mudanças no índice consideram critérios como volume financeiro, número de negócios e ações em circulação, que afetam diretamente a liquidez dos papéis.
Entre as possíveis inclusões, instituições financeiras como XP Investimentos, Bank of America (BofA), Itaú BBA e BTG Pactual projetam a entrada da construtora Cury (CURY3) no índice. O Itaú BBA também indica a inclusão da CPFL (CPLE3). Por outro lado, as saídas previstas incluem São Martinho (SMTO3) e Petz (PETZ3), com o GPA (PCAR3) também sendo cogitado para exclusão.
O BTG e a XP estimam que a Cury terá um peso de 0,19% no novo Ibovespa, enquanto a CPFL pode representar 0,70%. O Bank of America projeta que a Cury poderá ter um peso de 0,2%, considerando que as entradas no índice podem refletir um dia de negociação.
Além disso, o BofA e o Itaú BBA identificaram outras ações, como Copel (CPLE6) e C&A (CEAB3), como candidatas a futuras inclusões, dependendo de sua melhoria em negociabilidade. Por outro lado, a liquidez de CVC (CVCB3) e GPA (PCAR3) está sendo monitorada, pois uma queda em seu Índice de Negociabilidade (IN) pode levar à sua exclusão em rebalanceamentos futuros.