Um avião modelo Texas Aircraft Colt 100 realizou um pouso de emergência na manhã desta sexta-feira (25) no Aeroporto dos Amarais, em Campinas, São Paulo, após apresentar danos no trem de pouso. O piloto, um aluno da escola de aviação Safe, estava em um voo solo quando detectou um problema durante a aterrissagem, que resultou no colapso da roda dianteira da aeronave.
O CEO da escola, comandante José Ramos, elogiou a performance do aluno, destacando sua calma e proficiência ao seguir todos os procedimentos de emergência. Em nota, a Safe informou que o aluno comunicou imediatamente a estação de tráfego aéreo após perceber um pouso brusco, acionando o plano de emergência e realizando passagens baixas para avaliação da situação antes do pouso.
Após a aterrissagem bem-sucedida, equipes do Corpo de Bombeiros e da concessionária do aeroporto foram acionadas, mas não houve feridos. A aeronave foi encaminhada ao fabricante para reparos e as autoridades aeronáuticas foram notificadas sobre o incidente. O Centro de Controle Operacional (CCO) também foi informado sobre a ocorrência, que foi registrada pela plataforma FlightRadar durante o voo, que decolou às 10h57 e retornou a Campinas após o incidente.