As atenções internacionais se voltam para a Amazônia em 2025, quando Belém, capital do Pará, sediará a COP 30, o maior evento sobre mudanças climáticas do mundo. Para facilitar o acesso ao evento, o Governo do Pará e a companhia aérea colombiana Avianca anunciaram, na última quarta-feira (16), a criação de uma nova rota internacional ligando Belém a Bogotá, que começará a operar em 27 de outubro. O anúncio foi feito pelo governador Helder Barbalho e executivos da Avianca, incluindo o CEO Frederico Pedreira.
A nova rota oferecerá três frequências semanais, com voos operados por aeronaves Airbus A320, com capacidade para mais de 180 passageiros. Os voos de Belém para Bogotá ocorrerão às terças, quintas e sábados, enquanto os voos de Bogotá para Belém serão realizados às segundas, quartas e sextas. Com essa operação, a Avianca espera disponibilizar mais de 1.000 assentos por semana, conectando Belém ao movimentado Aeroporto El Dorado, em Bogotá.
O governador Helder Barbalho destacou a importância da nova rota para a estratégia turística do estado, enfatizando que a iniciativa visa posicionar o Aeroporto Internacional de Belém como um hub de distribuição de voos na Amazônia e no Norte do Brasil. "Queremos que a COP 30 deixe como herança para Belém e para o Pará uma nova posição no cenário turístico internacional", afirmou.
As passagens para a nova rota devem começar a ser vendidas em 24 de julho, e a operação regular coincide com a alta temporada internacional e o aumento do fluxo de visitantes para a COP 30 em novembro. Frederico Pedreira, CEO da Avianca, ressaltou que a nova operação permitirá que milhares de visitantes cheguem a Belém, conectando a cidade a uma ampla rede de destinos na América e na Europa.