A Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Tocantins confirmou um aumento no número de notificações de sarampo, totalizando 20 casos, dos quais 11 foram confirmados em Campos Lindos. Os dados, divulgados nesta terça-feira (29), indicam que nove casos permanecem sob investigação, sendo seis em Campos Lindos, dois em Palmas e um em Porto Nacional. Todos os casos têm histórico de contato com pessoas não vacinadas que viajaram para países onde o vírus circula.
Em Palmas, dois casos estão sendo investigados: uma menina de um ano e um bebê de oito meses, que não está na faixa etária de cobertura vacinal. A Secretaria Municipal de Saúde informou que, na manhã desta quarta-feira (30), equipes visitaram as residências das crianças para avaliar a necessidade de imunização de moradores e contatos diretos. Os exames laboratoriais estão sendo realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO).
Em Porto Nacional, um caso de sarampo em uma criança está sob investigação e a paciente encontra-se internada no Hospital Materno-infantil Tia Dedé, aguardando diagnóstico. Os primeiros casos da doença foram diagnosticados em julho de 2025, envolvendo uma profissional de saúde e uma criança que tiveram contato com viajantes da Bolívia. A SES alerta que os sintomas incluem febre alta, manchas avermelhadas, tosse e coriza, e enfatiza a importância da vacinação como principal forma de prevenção.