As denúncias de maus-tratos contra crianças em Itupeva, SP, aumentaram quase 50% na primeira metade de 2023 em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do Disque 100. A região de Jundiaí também registrou um crescimento significativo nos casos de violência infantil.
Recentemente, um homem foi preso sob a suspeita de agredir sua filha de seis anos, e, dois dias depois, uma mulher foi detida por agredir seus filhos, de cinco e sete anos, com fios. Neste ano, aproximadamente 30 boletins de ocorrência foram registrados na Delegacia da Mulher (DDM) de Jundiaí, que abrange a cidade de Itupeva. Ao todo, mais de 1.700 denúncias foram feitas pelo Disque 100 na região.
Ingrid Carneiro, delegada da DDM, explicou que o crime de maus-tratos ocorre quando um responsável expõe a vida de uma criança ou adolescente a perigo, utilizando métodos inadequados de disciplina ou privação de cuidados essenciais. Em Campo Limpo Paulista, foram registradas 392 violações no mesmo período. O conselheiro Tutelar, Tiago Garcia, enfatizou a importância da proteção comunitária, ressaltando que a responsabilidade de cuidar das crianças e adolescentes é de todos, conforme estipulado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.