O Atlético-MG manifestou sua insatisfação com a punição de seis jogos e multa de R$ 90 mil imposta ao atacante Dudu pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na última sexta-feira. O atleta foi penalizado por postagens ofensivas dirigidas à presidente do Palmeiras, Leila Pereira. Em resposta, o clube mineiro protocolou um pedido de efeito suspensivo, que foi parcialmente aceito nesta segunda-feira, isentando o jogador da multa financeira.
O Atlético-MG espera que a suspensão dos jogos também seja reconsiderada até o julgamento do recurso. Dudu já cumpriu sua primeira partida de penalidade no confronto contra o Palmeiras, que resultou em uma derrota de 3 a 2 no Allianz Parque, durante a 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clube não tem jogos programados no meio da semana e acredita na possibilidade de redução da pena.
A decisão do STJD, que foi unânime, ocorreu em primeira instância e o Atlético-MG já recorreu ao Pleno do tribunal. Caso a punição seja revista, Dudu poderá participar de importantes confrontos, incluindo partidas contra Flamengo, Red Bull Bragantino e Vasco, além dos jogos das oitavas de final da Copa do Brasil. O atacante foi denunciado por ofensas misóginas, e a situação se agrava com a comparação à falta de punição a Leila Pereira, que não sofreu sanções após ofensas a John Textor, proprietário do Botafogo.