O Atlas Histórico-Econômico do Brasil no Século XIX, uma publicação do Conselho Editorial do Senado em colaboração com a Editora da Universidade Federal Fluminense (Eduff), foi selecionado como semifinalista do 2º Prêmio Jabuti Acadêmico 2025 na categoria Prêmio Especial de Divulgação Científica. A lista foi divulgada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) na última segunda-feira, 14 de outubro.
Lançado durante a Bienal do Livro do Rio em junho, o Atlas é resultado do trabalho de 20 pesquisadores e foi organizado por Luiz Fernando Saraiva, Pérola Goldfeder e Wagner Nabarro. A obra, que conta com 156 páginas repletas de fotografias, mapas e gráficos, analisa aspectos econômicos e sociais do Brasil entre 1780 e 1920, incluindo crescimento demográfico, atividades econômicas e sistemas de comunicação.
O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), presidente do Conselho Editorial do Senado, expressou sua satisfação com a indicação, ressaltando a importância do reconhecimento da produção literária brasileira. Nesta edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, mais de 2 mil obras foram inscritas, com os cinco finalistas a serem anunciados em 22 de julho e os vencedores em 5 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
O Atlas Histórico-Econômico do Brasil no Século XIX está disponível para compra no site da Livraria do Senado a preço de custo, com frete grátis para todo o Brasil, e sua versão digital pode ser acessada gratuitamente.