O turismo em Goiás registrou crescimento de 4,3% em maio de 2025 na comparação com o mesmo mês do ano anterior, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. O resultado marca o oitavo mês consecutivo de alta e reforça o desempenho positivo do setor no estado, com avanços acumulados de 6,2% no ano e de 7,2% nos últimos 12 meses. O desempenho goiano contrasta com o cenário nacional, que apresentou recuo de 0,7% no mesmo período.
Segundo a Agência Estadual de Turismo, os números refletem uma combinação de fatores, como o investimento em segurança pública e a valorização do potencial turístico local. A diversidade de atrativos naturais e culturais distribuídos em 97 municípios e 12 regiões turísticas contribui para atrair e fidelizar visitantes. Regiões como Chapada dos Veadeiros, Águas Quentes, Terra Ronca e Vale da Serra da Mesa são alguns dos destaques que compõem a oferta turística do estado.
No cenário nacional, apesar da retração em maio, o setor turístico ainda se mantém 12,4% acima do nível pré-pandemia registrado em fevereiro de 2020, embora esteja 1,1% abaixo do pico histórico alcançado em dezembro de 2024. A Pesquisa Mensal de Serviços acompanha a receita de empresas formais com 20 ou mais funcionários em segmentos de serviços não financeiros, oferecendo dados estratégicos para análise econômica e planejamento de políticas públicas.