A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou na quarta-feira (2) um encontro no Fórum Cidadania com profissionais da contabilidade local para apresentar um projeto inovador em parceria com o Governo de São Paulo. O projeto visa modernizar o processo de abertura e licenciamento de empresas no município, utilizando o portal Integrador Estadual do Facilita SP, que permite a inserção de dados e o acompanhamento online do licenciamento junto aos órgãos municipais.
Considerado um modelo piloto no Estado, o projeto utiliza a ferramenta 'Coleta Complementar', customizada para atender às necessidades do cadastro mobiliário em Atibaia. A iniciativa busca reunir em uma única plataforma todos os processos de abertura e licenciamento, facilitando a interação entre os órgãos responsáveis pela fiscalização e autorização de atividades econômicas.
Com a nova plataforma, atividades de baixo risco terão a homologação de sua inscrição inicial realizada automaticamente, sem necessidade de intervenção humana. Para atividades de médio e alto risco, o licenciamento será gerenciado por um sistema integrado, permitindo acompanhamento online e garantindo a comunicação automática com o integrador estadual após a finalização dos processos municipais.
A gestão municipal destaca que o sistema proporcionará informações atualizadas sobre o desenvolvimento econômico local, permitindo a adoção de ações mais eficazes. O projeto visa desburocratizar e integrar todo o processo de abertura e licenciamento de empresas, promovendo maior transparência, eficiência e agilidade no atendimento aos cidadãos.