Um atentado a bomba e a tiros na Avenida das Américas, Barra da Tijuca, deixou o bicheiro Vinicius Pereira Drumond ileso, mas resultou na morte de seu filho, Diogo Andrade, em um incidente anterior. O ataque ocorreu por volta das 11h, próximo à Estação Ricardo Marinho do BRT, enquanto Vinicius estava em um Porsche blindado. Apesar da violência, não houve feridos entre os transeuntes, mas a cena foi marcada por disparos e uma intensa reação de supostos seguranças do contraventor.
A Avenida das Américas, conhecida por sua ligação com crimes de contravenção, já foi palco de execuções notórias, incluindo a de Paulinho de Andrade em 1998 e a de Rogério de Andrade, primo de Paulinho, em 2010. O local é frequentemente associado a disputas pelo controle do jogo do bicho, um dos principais negócios ilícitos do Rio de Janeiro.
Vinicius Drumond, que também é investigado por envolvimento em um esquema de furto de combustíveis, foi alvo da Operação Ouro Negro em fevereiro deste ano. Ele é considerado um dos líderes do crime organizado na região, com forte influência na escola de samba Imperatriz Leopoldinense. Após o atentado, um trecho da Avenida das Américas foi interditado para perícia, mas o trânsito foi liberado por volta das 12h30.