Na manhã desta terça-feira (8), um ataque a uma escola municipal em Estação, no Rio Grande do Sul, resultou na morte de uma criança de 9 anos e deixou outras duas feridas. O incidente ocorreu na Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, onde um adolescente de 16 anos, portando um facão, invadiu a instituição e atacou alunos do terceiro ano do ensino fundamental. A vítima fatal foi identificada como Vitor André Kungel Gambirazi.
De acordo com a Brigada Militar, o autor do ataque foi contido e apreendido. Ele não possui antecedentes criminais e é descrito como paciente psiquiátrico. A polícia investiga o caso, enquanto o Ministério Público solicitou à Justiça a internação provisória do adolescente por atos infracionais análogos a homicídio e tentativas de homicídio, citando a gravidade da situação e o risco à coletividade.
O ataque ocorreu por volta das 10h, quando o adolescente entrou na escola de bicicleta e, após deixar um currículo na secretaria, dirigiu-se ao banheiro antes de iniciar o ataque. Além das crianças feridas, uma professora que tentou intervir também ficou ferida. O zelador da escola conseguiu conter o agressor até a chegada da polícia. O velório de Vitor começou no fim da tarde e o enterro está marcado para quarta-feira (9). O prefeito da cidade, Geverson Zimmermann, expressou sua consternação e afirmou que a comunidade está em choque com o ocorrido.