Na manhã de terça-feira (8), um ataque em uma escola de Estação, Rio Grande do Sul, resultou na morte de um menino de 9 anos e deixou duas alunas e uma professora feridas. O agressor, um adolescente de 16 anos, foi apreendido e internado. A Polícia Civil informou que o relatório de investigação deve ser concluído até segunda-feira (14), e o celular do adolescente está sendo analisado. Até o momento, não há indícios de que outras pessoas tenham participado do ato.
Em resposta ao incidente, a prefeitura e as forças de segurança anunciaram que, a partir da volta às aulas, cada escola contará com a presença de dois policiais militares, além de policiamento ostensivo externo. Outras medidas incluem apoio psicológico para famílias e profissionais da educação, bem como investimentos em tecnologia de segurança.
As aulas nas escolas de Estação estão programadas para serem retomadas na próxima segunda-feira, exceto na Escola Maria Nascimento Giacomazzi, que terá um processo de retorno diferente, ainda sem data definida. A prefeitura também criou um espaço de acolhimento para atender as famílias e profissionais afetados, com a presença de quatro psicólogos do Ministério da Educação para suporte emocional.